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Sua empresa está preparada para o SAC 2.0 ?

Confira 10 dicas importantes para ser eficiente nas redes sociais.

As redes sociais facilitaram a conversa entre o cliente e as marcas. Como consequência, houve a redução da burocracia para que o consumidor tenha acesso ao fabricante do produto que consome. Entretanto, se a empresa falhar, o erro será disseminado para um número maior de pessoas. Dessa forma, é essencial que a companhia esteja antenada e invista em boas práticas para que o SAC 2.0 seja eficaz.

Por outro lado, o SAC 2.0, quando bem realizado, contribui para ajudar na reputação da marca. Afinal, estar próximo ao cliente faz com que a marca seja vista de uma forma mais humanizada, além de facilitar o compartilhamento das informações e conhecer melhor os clientes. Por conta disso, veja abaixo 10 dicas para garantir que o SAC 2.0 seja assertivo:

 1. Seja rápido nas respostas

O SAC 2.0 tem em sua essência a rapidez, então o tempo de resposta para a solução de uma dúvida ou de um problema deve seguir essa premissa. Assim, ele será um poderoso aliado para que a marca cause uma boa percepção nos seus consumidores.

2. Cuidado com os flamers

A Internet está cheia de pessoas bem intencionadas, entretanto há quem use as redes sociais com o objetivo de causar desconforto para os demais. Por conta disso, é fundamental ficar de olho nos flamers, indivíduos que usam as redes sociais para disseminar conteúdos provocativos, com mensagens ofensivas em fóruns de discussão na Internet.

Dessa forma, monitore tudo o que é recebido nas páginas online da empresa. Caso isso não seja feito, o estrago pode ter proporções inimagináveis.

 3. Invista na linguagem única da marca

Antes de colocar em prática o SAC 2.0 na empresa, deve-se definir qual linguagem será usada nas redes sociais. Afinal, a equipe deve estar alinhada para garantir que ela seja única. Assim, o cliente, ao bater o olho, deve identificar rapidamente sobre do que se trata a sua marca.

Portanto, dedique um tempo para construir essa linguagem, que engloba o tom da escrita (informal ou coloquial), a compreensão do texto, a logomarca, as cores e as imagens.

4. Defina os responsáveis pelas redes sociais da empresa

O primeiro passo é escolher quem será o responsável por monitorar as redes sociais. Será alguém da empresa ou existe a necessidade de contratar uma agência especializada?

5. Invista no treinamento da equipe

Conheça bem o profissional que irá zelar pelas páginas da empresa na Internet, pois a função exige que a pessoa seja organizada, ágil e escreva bem. Feito isso, faça uma reunião para alinhar as expectativas e deixar claro qual é o posicionamento da companhia, lançamentos de produtos, novidades etc.

6. Elabore um plano de ação

Trace um plano de ação para garantir a eficiência do SAC 2.0. Nele deve conter as principais diretrizes em relação ao posicionamento da marca nas redes sociais.

7. Cuidado com a execução

É na etapa de execução que tudo acontece. Por isso, os comentários e as mensagens publicadas nas redes sociais da empresa devem ser verificadas constantemente.

 8. Esteja ativo

Ao optar pela implantação do SAC 2.0, a empresa deve estar preparada para mantê-lo ativo. De nada adianta oferecer o serviço e abandoná-lo. A probabilidade de um comentário negativo sem resposta se espalhar pela rede é imensa e, com isso, pode trazer inúmeros prejuízos para a empresa.

 9. Fique de olho na língua portuguesa

As redes sociais são vitrines para as empresas. Por conta disso, é primordial ser coerente e compreendido por todos. Então, tenha cuidado com a língua portuguesa para evitar “escorregões”, o que pode acarretar em resultados negativos.

10. Mensure os resultados

Uma ação só será bem-sucedida se você comprovar que ela realmente foi um sucesso. Isso só é possível por meio de dados e fatos. Então, recomenda-se que o responsável pelo SAC 2.0 da empresa elabore relatórios mensais para acompanhar os resultados, colher informações sobre o perfil e o comportamento dos consumidores da marca.

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